RECONSTRUÇÃO E ALONGAMENTO ÓSSEO: Restaurando Mobilidade e Qualidade de Vida
Você sabia que é possível desentortar um osso, deixá-lo mais comprido, e até ficar mais alto mesmo após ser adulto? Sim, é verdade! Apesar de pouco conhecida essa técnica já existe deste a década de 60, e permite que os especialistas em Reconstrução e Alongamento Ósseo consigam ajudar pacientes com deformidades graves, sequelas e até defeitos ósseos.
Dentro do vasto campo da Ortopedia, a Reconstrução e Alongamento Ósseo é uma subespecialidade em ascensão, e tem por objetivo restauração e correção deformidades ósseas causadas por doenças congênitas, traumas, infecções e até complicações de outros tratamentos.
Nesta área encontram-se as mais complexas enfermidades que podem acometer os membros, e cada paciente apresenta uma associação diferente de lesões. São doenças que alteram o eixo natural dos membros e consequentemente sua função. Entender quais são as limitações do paciente, o que ele consegue e não consegue fazer, permite ao especialista nesta área delinear quais serão os objetivos do tratamento e como estes podem ser alcançados.
Veja alguns exemplos do que o especialista em Reconstrução e Alongamento Ósseo trata:
Crianças que nasceram com membros curtos ou encurvados;
Diferença de comprimento dos membros, um mais curto que outro;
Tortuosidades, tal como joelhos, pernas ou pés tortos, angulados ou encurvados;
Infecções ósseas, também chamadas de osteomielites;
Implantes quebrados ou próteses infectadas;
Complicações de fraturas, como as que não consolidaram ou que cicatrizaram em uma posição não anatômica;
Defeito ósseos causados por perda após trauma ou por malformações congênitas.
O especialista em Reconstrução e Alongamento Ósseo emprega técnicas cirúrgicas baseadas no princípio da osteogênese por distração. Esta técnica se baseia na capacidade que nosso organismo tem de produzir tecido ósseo ao ser lentamente distraído e esticado, possibilitando assim ao médico reconstruir, alongar e até desentortar os ossos! O processo de correção angular e alongamento ósseo é tão lento que chega a ser imperceptível, e por isso não costuma causar dor. A velocidade é menos de 1 grau ou 1cm por dia, e mesmo assim é possível alongar e crescer até 2 cm em 1 mês.
Frequentemente associado à fixadores externos, essa área não se limitada exclusivamente a eles, contemplando também métodos minimamente invasivos e implantes internos, sempre respeitando aspectos e as necessidades individuais de cada paciente.
Com o emprego destas técnicas e com uma abordagem personalizada, os ortopedistas especialistas em Reconstrução e Alongamento Ósseo Reconstrução e Alongamento Ósseo auxiliam na recuperação da função e da mobilidade perdida e com isso transformam a vida de seus pacientes, permitindo que eles recuperem a independência, a confiança e a qualidade de vida.
Comments