Fixadores externos, o que são e quais modelos existem.
Os Fixadores Externos são dispositivos utilizados para estabilização óssea. Cada modelo apresenta características próprias que determinam sua finalidade.
Todos os fixadores externos podem ser utilizados tanto em adultos quanto em crianças, adequando-se ao tamanho do osso.
Tipos de Fixadores Externos
Fixador Externo Tubo-Tubo:
Por sua facilidade e rapidez para instalação no membro, estes são utilizados para estabilização temporária de fraturas até que haja condições adequadas para o tratamento
definitivo da fratura.
Fixador Externo Tubo-tubo.
Fixadores Monolaterais - Modelo Procalus e Modelo LRS.
Modelo Procallus:
São fixadores externos compostos por um corpo deslizante e um cabeçal em cada extremidade.
Tem por objetivo promover a estabilização de uma fratura ou osteotomia e do calo ósseo (consolidação) favorecendo a formação.
Seu design permite correções agudas durante o intraoperatório, porém, não foi desenvolvido para correções graduais ou alongamentos ósseos. Sua Instalação se dá exclusivamente através de pinos ósseos.
Fixador modelo Procallus.
Modelo LRS - Limb Reconstruction System
Através de um trilho e cabeçais deslizantes, este modelo permite tanto correções agudas como alongamentos progressivos. Apresenta versatilidade de aplicação por oferecer vários tamanhos de trilhos e diferentes modelos de cabeçais, cada um com um propósito específico. Sua fixação também se dá através de pinos ósseos.
Fixador modelo LRS.
Fixadores Externos Circulares:
Os FEC são os fixadores mais versáteis. A grande variedade de peças permite a construção de diversas montagens e por isso pode ser instalado em qualquer segmento corporal, com qualquer finalidade.
Sua fixação se dá através da combinação de Fios de Kirschner e pinos trans-ósseos.
São popularmente chamados de Ilizarov, referenciando ao médico Graviil Ilizarov, médico criador do dispositivo e do método de Reconstrução e Alongamento Ósseo.
Fixadores Externos Circulares