Cirurgia Preservadora do Joelho - alternativa para a não utilização de prótese.
O joelho é uma das articulações que mais sofre os efeitos da sobrecarga articular, causando dor e dificuldade para realizar atividades corriqueiras do dia a dia, como subir e descer escadas, levantar do sofá ou cadeira, até caminhar. O processo de degeneração articular (desgaste) acontece quando a carga sobre a cartilagem excede a capacidade de tolerância da articulação
- sobrecarga, causando então fissuras, irregularidades e até erosões.
Ao ficarmos em pé, ao andarmos, o peso do nosso corpo passa pelo joelho em direção ao solo. Isso faz do joelho um dos locais mais acometidos pela sobrecarga articular. O peso corporal ou eixo de carga atravessa o centro do joelho ou até 8mm para medial. Isso distribui de forma homogênea a carga nesta articulação. Há varias causas de sobrecarga articular, uma das mais impactantes é o desvio na perna ou popularmente: perna torta.
Ter a perna torta significa ter um desvio no eixo do membro inferior. Estes desvios são causados por angulações no osso, podendo ser tanto na tíbia como no fêmur. Esta angulação altera a passagem do eixo de carga sobre o joelho, implicando em sobrecarga articular.
No caso do joelho valgo, há uma sobrecarga lateral, causando dor principalmente na região lateral do joelho. O oposto acontece com joelho varo, a sobrecarga é medial, causando dor principalmente na parte medial do joelho.
Ilustração joelho valgo, joelho normal e joelho varo.
Pequenos desvio são suficientes para causar grande impacto articular. O gráfico abaixo demonstra que 6 graus, causam um aumento em quase 30% da carga.
Gráfico da Relação Desvio e Sobrecarga
Fonte: Clin Orthop Relat Res. 1990 Jun;(255):215-27.
Normal axial alignment of the lower extremity and load-bearing distribution at the knee.
Hsu RW1, Himeno S, Coventry MB, Chao EY.
Assim, quanto maior for o desvio, ou seja, quanto mais torta for a perna, mais sobrecarga articular ela causa. Esta sobrecarga degenera a superfície articular, gastando a cartilagem e precipitando o quadro de artrose no joelho.
Ilustração: Como é um joelho normal e um joelho com artrose.
Visando atuar na correção e no realinhamento dos eixos, interrompendo o avanço da artrose, a cirurgia preservadora apresenta-se como uma alternativa a artroplastia (prótese) de joelho. O realinhamento dos membros é uma cirurgia menos agressiva e pouco invasiva, pois mantém a articulação própria do paciente. Ao realinhar o eixo do membro inferior, corrigindo a assimetria e sobrecarga no joelho, o paciente é beneficiado com a diminuição da dor, melhora para andar e retorno mais precoce às atividades usuais.
Corrigir os desvios angulares dos membros inferiores é importante para evitar que a cartilagem seja lesada e assim retardar o aparecimento da artrose. Este é o conceito que guia a cirurgia preservadora do joelho, agir de forma preventiva proporcionando alívio .